E se a música pudesse ser vista?

REGULAMENTO 2017

MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema


1. Obras admitidas a concurso

São admitidas para as competições - Internacional, Nacional, Muvi Kids e Fresh Muvi - filmes em HD ou película produzidos a partir de 1 de outubro de 2016, de preferência com legendas em português ou inglês.



2. Secções competitivas e prémios

O júri das competições Internacional e Nacional será composto por profissionais do meio cultural e atribuirão os seguintes prémios:

  • Melhor filme (doc ou biopic) musical internacional (longa)
  • Melhor filme (doc ou biopic) musical internacional (curta)
  • Melhor vídeo musical internacional

  • Melhor filme (doc ou biopic) musical nacional (longa)
  • Melhor filme (doc ou biopic) musical nacional (curta)
  • Melhor vídeo musical nacional

  • Melhor filme Muvi Kids
  • Melhor filme Fresh Muvi

  • Prémio do público para o melhor filme internacional (longa + curta)
  • Prémio do público para o melhor filme nacional (longa + curta)

  • Prémio da crítica para o melhor filme internacional (longa + curta)
  • Prémio da crítica para o melhor filme nacional (longa + curta)

3. Admissão do filme à pré-seleção

É indispensável o preenchimento completo do formulário (online) no site do festival e o envio de uma cópia em DVD/Bluray do filme para visionamento. WeTransfer/outros sites de partilha de ficheiros ou YouTube/Vimeo privado/password também são aceites para o envio de ficheiros digitais. A inscrição de filmes no MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema é gratuita.


Mencione na ficha de inscrição caso a cópia de seleção seja igual à cópia de visionamento e siga as indicações de formatos do ponto 06.


As cópias de visionamento para seleção devem ser endereçadas a:

  • MUVI (A/C Filipe Pedro)
  • R. Dr. João Couto, Lote C
  • 1500-236 Lisboa
  • PORTUGAL

A embalagem deverá mencionar a inscrição "SEM VALOR COMERCIAL/NO COMERCIAL VALUE".


A cópia de visionamento deverá conter legendas em português ou inglês sempre que existam diálogos ou comentários noutras línguas.


Os candidatos deverão assegurar a receção dos filmes pelo festival antes da data limite - 31 de julho de 2017.



4. Seleção

A direção do festival informará os realizadores dos filmes selecionados e os contactos das respetivas cópias até 31 de julho de 2017.


Logo após a notificação de seleção, é obrigatório o envio imediato para o festival, via endereço electrónico, da sinopse do filme, biografia do realizador e de pelo menos uma fotografia do filme e outra do realizador - com 300 DPI - para o catálogo e para promoção junto da imprensa - e da lista de diálogos do filme (em português e/ou inglês) para efeitos de legendagem.



5. Critérios de seleção

A direção do festival considerará todos os filmes candidatos à seleção desde que cumpram as condições de admissão descritas no ponto 01 deste regulamento.


Para a seleção da Competição Internacional a comissão de seleção do festival terá em consideração um critério geral de qualidade atendendo igualmente à preferência por estreias mundiais ou nacionais e por filmes cuja divulgação seja considerada do maior interesse.


Na Competição Nacional a comissão de seleção atenderá, sobretudo, a um critério de qualidade e privilegiará os filmes em estreia nacional. No caso dos filmes incluídos na programação em festivais nacionais até à data de realização do 4.º MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema, a comissão de seleção reserva o direito de analisar e decidir sobre cada caso. Para este efeito, serão relevantes o número e tipologia de eventos nos quais cada filme terá participado.



6. Cópias de exibição

O prazo de receção no festival da cópia dos filmes selecionados para exibição, bem como eventual material promocional, é 15 de agosto de 2017.


As cópias de exibição dos filmes selecionados deverão ser disponibilizadas nos seguintes formatos:

  • DCP 2K ou 4K;
  • Bluray;
  • ProRes;
  • Digital - 1080P, 1440P (2K) ou 2160P (4K) com ‘frame rate’ de 24P, 25P ou 30P, MP4 - H264 - Progressive scan, áudio AAC-LC 48 khz Stereo (ou superior).

O respeito por estas caraterísticas de ficheiros digitais é importante para garantir a exibição do filme nas melhores condições. O festival não se responsabilizará pela eventual necessidade de conversão de ficheiros cujas caraterísticas difiram das supracitadas.



7. Disposições importantes

Os custos de transporte para o festival das cópias de visionamento em DVD/Bluray e das cópias de exibição dos filmes selecionados deverão ser suportadas pelos respetivos candidatos. Em ambos os casos, nas respetivas embalagens deverá constar de forma bem visível a inscrição “SEM VALOR COMERCIAL/NO COMMERCIAL VALUE”. Não serão aceites quaisquer filmes enviados à cobrança no festival. Estes terão a sua receção recusada, pelo que serão automaticamente devolvidos ao seu remetente.


O MUVI - Festival Internacional de Música no Cinema suportará exclusivamente os custos de transporte do retorno das cópias de exibição após a sua apresentação no festival.


O festival somente devolverá as cópias de visionamento em DVD/Bluray dos filmes não selecionados se tal for o desejo manifestado no formulário de inscrição e mediante o respetivo pagamento do transporte pelo destinatário.


A direção do festival reserva o direito de exibição de excertos e trailers dos filmes selecionados em canais televisivos ou difundidos através do website num contexto de promoção do festival, no máximo de 10% da duração total do filme.


O festival não efetuará qualquer pagamento de aluguer de cópia relativo à exibição de filmes a concurso.



8. Extensões do festival

O festival organizará extensões em várias cidades nacionais e internacionais de janeiro de janeiro a março de 2017. Por favor indique na ficha de inscrição se autoriza a participação do seu filme nestas sessões, bem como a permanência da cópia ao cuidado do festival até ao final de abril de 2018.



9. Exceções e situações não previstas

A direção do festival reserva o direito de ponderar e decidir sobre qualquer questão omitida neste regulamento e a decidir, em circunstâncias excecionais, a inclusão de um filme que não o respeite integralmente.